Bom pessoal, como foi dito, irei continuar a “brincadeira” com os times da NBA e do Campeonato Brasileiro. Dessa vez recebi algumas dicas, do Jardel e vou colocar algumas em práticas e outras vou discordar, mas falaremos sobre isso no decorrer do Post.
Detroit Pistons e Internacional:
Incrível como não tinha percebido as semelhanças desses times, só depois do “toque” do Jardel que tudo ficou claro, vocês vão entender o porquê logo mais. Na NBA, muitos times recebem o grande destaque da mídia americana: Lakers, Suns, Dallas, Cavs, Spurs, Boston entre outros e sempre o Detroit fica esquecido nessas listas.O jogo cadenciado do Detroit e até as vezes monótono não é destaque entre os grandes jornais, só que esse estilo do Detroit já os levou a 1 titulo da NBA e 3 finais de conferência nos últimos anos, a ultima classificação para a final foi nessa semana com a vitória por 4 x 1 sobre o Orlando Magic.No Brasil se ouve falar muito do Palmeiras, Flamengo, Fluminense, São Paulo e muito pouco do Internacional (menos do que se deveria). O Inter não vence um campeonato brasileiro faz algum tempo( desde 79), mas nem por isso deixou de conquistar títulos. Em 2006 o Internacional venceu a Libertadores da América e em uma vitória incrível sobre o Barcelona-ESP na final do Mundial Interclubes, sagrou-se Campeão do Mundo. O mais incrível é que em nenhum desses títulos os times eram considerados favoritos, sempre chegam de mansinho e quando todo mundo se liga, lá estão eles com uma das mãos na taça. O Detroit agora espera o vencedor de Boston x Cleveland para decidir quem vai ser o melhor time do Leste. O Internacional apesar da eliminação da Copa do Brasil, dessa vez chega como favorito ao titulo Brasileiro com uma boa equipe tanto no ataque e na defesa.
Uma curiosidade, no primeiro “post” dessa coluna, houve comparações entre o 76ers e o Sport Recife, coincidentemente cada um foi adversário do Detroit e do Internacional respectivamente. O Detroit se saiu melhor e passou do 76ers por 4 x 2 mas em uma das melhores séries dos Playoffs, já o Inter tinha tudo para passar pelo Sport nas quartas-de-finais da Copa do Brasil, mas foi surpreendido pela garra do time Rubro-Negro e acabou eliminado.
Ps: Eu tava pensando em colocar o Utah Jazz no lugar do Detroit, mas como eles nunca ganharam porra nenhuma ficaram de fora mesmo.
Los Angeles Lakers e Palmeiras
Temporada passada, ambos os times fizeram campanhas sem grande expressão nas suas ligas. O palmeiras chegou apenas na 7ª colocação do Brasileiro do ano passado, muito pouco para uma equipe do porte palmeirense, no Campeonato Paulista sequer se classificou para a fase final do campeonato, amargando uma 5ª colocação, enfim, foi um ano nada bom para o verdão. A equipe californiana passou por algo parecido, desde a saída de Shaq do Lakers, que eles não conseguiam ter uma temporada regular decente.
Nas vezes que chegavam aos playoffs, eram eliminados na primeira rodada. Mas a partir das temporadas atuais tudo mudou, no Palmeiras, as contratações de: Diego Souza, Elder Granja, Kleber, Denílson, Alex Mineiro e sobretudo do treinador Wanderley Luxemburgo, mudaram o time do Palmeiras de mero coadjuvante para personagem principal. Começando pela conquista do tão sonhando Campeonato Paulista, titulo que já vinha fazendo falta na galeria de troféus Alvi-verde, apesar da eliminação da Copa do Brasil para o Sport, é inegável a evolução do ano passado para este da equipe do Palestra Itália, que entra como favorita ao lado do Internacional para a disputa do brasileiro.
O caso do Lakers não envolveu chegada de muitos jogadores, apenas 1, nem trocas de técnicos, já que eles possuem o melhor de todos. Mas a troca do Lakers foi considerada a jogada do ano. Pau Gasol por meia bucha de cigarro, mais um pacote de biscoito trelosos. O efeito dessa troca foi impressionante, Gasol se adaptou rapidamente à equipe e aprendeu o esquema de triângulos do P-Jax, com uma velocidade incrível, daí de time eliminado na primeira fase, o Lakers passou para finalista do Oeste e favorito ao titulo da liga.
Contratações incríveis, técnicos considerados os melhores das suas ligas, possuem talvez também os melhores jogadores e, sobretudo melhoras em suas campanhas, isso tudo essas equipes tem parecidas.
O caso desses dois times é o contrário dos dois últimos. Coincidentemente a queda dos dois foi tão parecida que pareceu que foi tudo armado. Vejam só: 2005: Corinthians campeão brasileiro, 2005/2006: Miami vence a NBA, 2006: Corinthians fica em 9º, 2006/2007 Miami eliminado na primeira rodada dos Playoffs. Então vieram as temporadas trágicas, no ano de 2007 nada deu certo para o Timão. No campeonato paulista amargaram uma vergonhosa 9ª posição, mas o pior ainda estava por vir, com pífios 44 pontos o time paulista sofreu seu maior baque na história do clube: o rebaixamento para a serie B. A temporada de 2007/2008 para o Miami também não foi nada boa, com um inicio de temporada cheio de contusões a equipe de Wade, largou bem atrás dos adversário, na tentativa de recuperação, mandou Shaquille O’neal para o Phoenix Suns em troca de Shawn Marion e Marcus Banks, continuaram perdendo, até que chegou à um ponto que o técnico Pat Riley largou o time, colocou os reservas para jogarem e supostamente simulou contusões dos seus melhores jogadores. Tudo isso com o intuito de ficarem em últimos da liga e conseguirem a first pick do Draft. Bom em últimos eles realmente ficaram.
Outro ponto curioso dos times, é que eles tentam se reerguer baseados em jovens talentos. Pelo lado do Corinthians: Dentinho, Lulinha e o goleiro Felipe são as esperanças do Timão, no lado Miami: D.Wade pode ter ai seu lado o jovem Micheal Besleay cotado para ser a primeira escolha do Draft, ou até o armador Derrick Rose.
Explicações: Eu pensei muito onde colocar o New Orleans, primeiro pensei na comparação com o Palmeiras, mas as contratações do Lakers e Palmeiras me fizeram mudar de idéia, é difícil achar um time como as abelhas, eu vou pensar mais um pouco quem sabe na próxima saia alguma coisa.
New York Knicks e Vasco da Gama: Requer um pouco de pesquisa, iria alongar o post bem mais, no próximo deve sair alguma coisa.
0 comentários:
Postar um comentário