E ai caro leitor, voltamos com mais uma coluna “Futuros All-Stars”, hoje vamos falar do garoto Al Jefferson, astro do Minessota Timberwolves.
Al Jefferson foi o típico caso do jogador que decepcionou no início da carreira na NBA e depois teve uma ascensão espetacular. Nascido em 4 de Janeiro de 1985 na cidade de Monticello, Mississippi, Al jogou o seu High School pelo Colégio Prentiss, na cidade de Prentiss, Mississipi, sendo o destaque da equipe com médias espetaculares de 42 pontos e 18 rebotes.
Em 2004, Al Jefferson tinha tudo para jogar a NCAA pela Universidade de Arkansas, mas, de ultima hora decidiu colocar seu nome no Draft da NBA, onde foi a 15ª escolha pelo Boston Celtics, a primeira vinda do High School. A primeira temporada do jovem Al Jefferson foi razoável para um novato, médias de 6,7 pontos e 4,4 rebotes em apenas 14,8 minutos jogados por jogo, sendo inclusive convocado para integrar o time de novatos no jogo contra os secundaristas no All-Star Weekend, anotando 17 pontos e pegando 11 rebotes.
Já a sua segunda temporada foi decepcionante, cotado para ser a referência dentro do garrafão no time de Paul Pierce, Jefferson, sofreu diversas lesões no joelho limitando assim seu número de jogos na temporada para apenas 59, onde teve uma média 7,9 pontos e 5,1 rebotes em 18 minutos jogados.
A terceira temporada seria crucial para a permanência de Jefferson na equipe de Minneapolis. Voltando a sentir o joelho Jefferson contribuiu em apenas 69 jogos da temporada regular. Apesar de ter aumentado suas médias (16 pontos, 11 rebotes em 33 minutos jogados por jogo), Jefferson não conseguiu impedir de o Boston Celtics se tornar a pior equipe da liga na temporada 2006/2007.
Então, houve a troca mais falada da pós temporada 2006/2007, Al Jefferson junto com Gerald Green, Ryan Gomes, Theo Ratliff e Sebastian Telfair, foi trocado pelo astro do Minessota Timberwolves: Kevin Garnett.
Os novos ares fizeram bem à Al Jefferson, jogando todos os 82 jogos da temporada regular 2007/2008, Jefferson teve as melhores médias da carreira, foram 21 pontos, 11 rebotes e 1,5 tocos por partida, sendo o 11º cestinha, 5º reboteiro( 2º em rebotes ofensivos) além de ter sido o 5º jogador mais eficiente da NBA e ter ficado entre os o seleto grupo de jogadores que terminaram a temporada com médias acima de 20 pontos e 10 rebotes ( além dele: Dwight Howard, Antawan Jamison, Yao Ming e Carlos Boozer).
E isso tudo jogando grande parte das partidas na posição de Center, posição que não é a sua original (PF), é notável a evolução desse atleta de apenas 23 anos, infelizmente para a próxima temporada a chegada de outro PF(Kevin Love) deve deixar Al Jefferson novamente na posição de Center, uma pena, mas esse jogador tem tudo para virar o melhor PF da liga em alguns anos, o Minessota perdeu Garnett, mas quem sabe daqui à alguns anos Al Jefferson se equipare ao astro do Celtics.
3 comentários:
Igor discordo, eu acho que KEVIN LOVE fará a posição de CENTER, que foi aonde jogou a vida inteira!!!! E Al Jefferson poderá desfrutar de sua posição original!!!!
Esse para mim, é um ALL-STAR de verdade... Mas terá esse ano para comprovar o que esperamos dele!!!!
Um abração!!!!
ele pra mim ja é um all star
joga muito ele
Igor, seu trabalho foi legal. Mas olha só. Kevin Love deverá ser pivô mesmo e Jefferson, ala. Mas é por aí mesmo. Jefferson é um daqueles jogadores como Dwight Howard, por exemplo. Um ala-pivô capaz de dominar o garrafão e jogar simples.
De resto, eu só alteraria aquele trecho onde você afirma que seria uma temporada crucial para sua permanência no Wolves. Na verdade, ele ainda estava no Celtics.
Mas é isso aí. Abraço.
Postar um comentário