Com histórico invejável, o Mestre brasileiro do basquete Wlamir Marques que tem virado figura marcada aqui no dunkover, está nos ajudando a entender algumas perguntas que ficam no ar com relação ao basquete brasileiro.
1-O que pode achar sobre o atual presidente, já que Grego renunciou?
WM-Creio que a mudança de nomes é benéfica, mas não podemos esquecer que o Carlinhos esteve junto do Grego todos esses anos .
2-Moncho ja conversou com os jogadores brasileiros que atuam na NBA, e eles se comprometeram de jogar pela seleção. Porém, o único que parece que não terá problemas para atuar pela seleção, é Nenê, por que Varejão tem que renovar o contrato com alguma equipe antes de jogar o torneio e nao correr o risco de se machucar e Leandrinho disse que está com uma contusão abdominal, mas o engraçado é que Leandrinho terminou jogando a temporada pelo Phoenix(mesmo eliminado), e por que o próprio time e o brasileiro foram anunciar isso logo agora???
WM-O Monsalve continuará a ser o técnico da seleção brasileira masculina caso haja a mudança de diretoria na CBB ? Acredito que a sua ida aos EUA foi muito prematura se é que o sentido da sua ida foi esse ou uma outra jogada de marketing da atual gestão . Não sou contra a sua permanência , é uma tentativa de trabalho que ainda não foi realizado na sua essência e acredito que nas atuais circunstâncias tambem nunca será . Essa ida aos EUA foi muito estranha . Teria que aguardar a eleição na CBB para depois visitar os jogadores , inclusive aqueles que jogam fora do país , não sómente aqueles que jogam na NBA . Sobre a ida dos jogadores para a seleção já começamos a perceber uma certa desconfiança quanto a isso , mais uma vez iremos , ao que tudo parece , com uma equipe que podemos e nunca a que devemos . Com a força máxima haverá sempre uma grande esperança , mas capengando e sem o preparo adequado , corremos sempre sérios riscos de não conseguirmos absolutamente nada .
3-E quais jogadores o Senhor acha que tem que ser lembrados dos que estão atuando na NBB???
WM-Não há nenhuma duvida que todos os jogadores brasileiros da atual temporada da NBA deverão ser convocados , como tambem todos aqueles que jogam na Europa e sejam destaques em seus trabalhos , porque se não fossem , não estariam jogando no exterior . O grande problema está aí , podemos contar com todos ? Convocar é muito fácil , isso qualquer um faz , mas na hora H é que as coisas se modificam . Sempre alguem vai alegar que é uma honra vestir a camisa do país , mas na hora da apresentação motivos alheios às suas vontades ou até mesmo pelas suas vontades , como já vimos , afirmam não poderem atender a convocação por tais e tais motivos . Tudo aquilo que nós possamos escrever ou falar nesse momento pode muito bem não ser a verdade . Já nos acostumamos com essa situação e a nossa orelha já fica em pé com as primeiras insinuações dos jogadores . Como disse anteriormente , tudo é muito prematuro , vamos esperar as coisas se definirem melhor para ver o que acontece . Especular agora pode ser uma grande injustiça
4-Entre esses jogadores, existe algum jovem que tenha potencial para se tornar uma estrela internacional?
WM-No momento eu não vejo nenhum jogador aqui no Brasil que possa ser um sucesso internacional , fora os que já são ou foram . A base está muito fraca e o trabalho precisa ser muito fortalecido , em todos os aspéctos , técnicos , táticos , fisicos e psicológicos . No país existe um material humano muito bom e em grande quantidade , só falta mais trabalho , sério e objetivo , adequado ao basquete moderno .
5-Lula Ferreira, antigo técnico do selecionado nacional, deu entrevistas dizendo que algumas modificações deveriam ser feitas na base de nosso basquete, como uma comissão técnica própria, com olheiros espalhados pelo país e parceria com as escolas. O senhor acredita que este seja o caminho ou alguma outra medida deve ser tomada com urgência para que o brasileiro volte a se apaixonar pelo basquete e voltemos à elite do esporte?
WM-Essa afirmação do Lula foi tirada das minhas palavras no encontro com os técnicos no Rio . É isso mesmo , não há outra alternativa , temos que começar tudo de novo e partindo do zero . Só a CBB pode fazer isso , mas não sei se terão capacidade para incrementar coisas novas . Nesse país há uma grande diferença entre o discurso e a prática , estou cansado de discursos e promessas . Na realidade todos se fecham e o basquete passa a ser de uma modalidade coletiva para a individual , onde cada um só cuida de sí . Só nos resta aguardar.
domingo, 3 de maio de 2009
PALAVRAS DE MESTRE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário