sexta-feira, 16 de maio de 2008

Projetando o Futuro - Quinta Edição.


Estamos aqui mais uma vez para falar dos times que, no paresente, são grandes sacos de pancada mas que no futuro podem fazer um belo papel. Hoje falaremos sobre o time da maior cidade do país, o New York Knicks.

As mudanças por lá já começaram, com a contratação de Mike D´Antoni, antigo técnico do Phoenix Suns. E D´Antoni quer levar com ele dois jogadores do time, pelo menos. Os nomes ainda não são conhecidos, mas muito se especula sobre Leandrinho e Diaw, que seriam mais facilmente trocados pelo time do Arizona. Todavia, um dos nomes pode ser outro: Steve Nash.

O armador é, sem dúvida, o jogador da NBA que melhor sabe fazer um time jogar no estilo de D´Antoni, sem muitas preocupações defensivas mas com um grande poderio ofensivo. Mas para sua negociação existem dois grandes problemas: a folha de pagamento lotada e a ausência de moedas de troca que interessem mais ao time de Phoenix que o armador.

Propostas devem ser feitas, e uma delas, sem dúvidas, envolverá o pick da equipe no próximo draft. Mas será muito difícil tirar o canadense de onde está, primeiro por possuir um dos melhores salários da liga pelo que joga, e depois, D´Antoni não vai querer abrir mão dos bons jogadores que terá a disposição em Nova Iorque.

Mas mesmo se não levar Nash e Barbosa para o Knicks, D´Antoni deve investir pesado em Boris Diaw, jogador fundamental para seu estilo de jogo. E este sim tem possibilidade de sair. Mas a negociação pode comprometer o futuro do time, uma vez que Diaw possui um contrato inchado e uma das moedas do time é o pick do draft. Outro que pode entrar na dança é David Lee, que segundo muitos, não tem o estilo procurado pelo técnico e já teria sido considerado "trocável" por ele. O grande problema seria adaptar os salários. Para receber Diaw, D´Antoni estaria disposto a mandar para Phoenix o pick de primeiro round e David Lee, mas a soma de salários não bateria, o que poderia fazer o time de Nova Iorque envolver mais um pick futuro. E Isaiah e D´Antoni não se importariam em fazê-lo, o que poderia acabar com a renovação do elenco.

Contratar jogadores na F.A. não será fácil, visto que a folha salarial do time está atolada e eles teriam apenas algo em torno de 6 milhões da MLE para oferecer a um jogador. Para abrir espaço no CAP e tentar modificar o time, Marbury deve ser trocado. Resta saber o que o time conseguirá com ele. Seu salário descomunal dificilmente traria boas ofertas para o time, não fosse o fato de ser um contrato expirante, o que muda as coisas. TImes que pensam em renovação podem oferecer boas peças em troca de uma folha salarial enxuta na próxima pós-temporada, que terá ótimos jogadores disponíveis. E é nisso que o Knicks vai apostar.

Sem dúvidas virão jogadores rápidos e com bom chute. E por mais que duvidem, os jogadores podem vir da conferência Leste, mais precisamente de Nova Jersey. Sim, o Knicks pode oferecer aos Nets um futuro, enquanto o Nets pode oferecer suas duas estrelas. Mas o que faria o Nets abrir mão de VInce Carter e Richard Jefferson e ainda fortalecer um rival de concorrência? Essa resposta é fácil: uma folha salarial limpa na próxima temporada, com 30 milhões em contratos expirantes e, além disso, um pick altíssimo. Mas o Nets será analisado aqui na próxima edição do Projetando o futuro. Vamos agora apenas analisar o que aconteceria com o Knicks caso tais trocas ocorram.

O time teria um armador rápido, com bom chute e que se encaixa no perfil desejado por D´Antoni, Crawford. Além disso, teria em Nate Robinson um ótimo reserva. Para a posição 2, de SG, o time estaria muito bem servido, com VInce Carter e Richardson, mas um dos dois acabaria sendo negociado, com um valor muito melhor que Marbury, que seria usado para fazer Carter chegar a Nova Iorque. Como SF teriamos Jefferson, que ocuparia muito bem a posição. Para PF dois jogadores com características diferentes, Diaw e Fat Randolph, com grande possibilidade de Zach ser trocado. E para jogar de C, Eddy Curry, um jogador de ótimo nível e que tem condições de acompanhar o ritmo do time. O número de turnovers do time seria muito alto e a defesa seria fraca, assim como era em Phoenix, mas as coisas podem realmente melhorar muito.

Mudanças totais em New York, mas que podem não dar certo. D´Antoni e seu esquema não conseguiram muitas coisas na conferência Oeste, mas sempre estiveram entre os melhores. Resta saber se o Knicks será apenas um bom time para a temporada regular ou se no Leste, por não enfrentar o Spurs, pode chegar mais longe. E a possibilidade de sucesso por lá é grande.

Será que D´Antoni e Isaiah conseguirão levantar o time ou terminarão de afundá-lo?

O que você acha?

1 comentários:

Jones Mayrink disse...

AFUNDA
AFUNDA
Rsrsrsrs...