sexta-feira, 2 de maio de 2008

Projetando o futuro - Terceira edição.


Neste episódio da série "Projetando o futuro", analisaremos as possibilidades e perspectivas do time de Minnesota, que teve a terceira pior campanha da liga na última temporada regular. Com jovens promessas e bons picks no draft, o Minnesota é um time com boas perspectivas de futuro, mas não para o próximo ano. Com uma folha de pagamento que não permite que o time faça grandes contratações na F.A., o Minnesota dependerá de trocas para fortalecer seu conjunto. Contando com poucas alternativas de qualidade no elenco, como Al Jefferson, que para a sorte do time já possui um novo contrato, e Randy Foye, que não pode ajudar o time na última temporada regular, mas tem tudo para ser um dos destaques da franquia no próximo campeonato. Além dos dois, Corey Brewer poderá ajudar o time, dependendo de seu desenvolvimento no próximo ano. Mas esses três jogadores somados ao pick alto (provavelmente o terceiro) não poderão levar o time muito longe. Mas com uma possível campanha ruim do T-Wolves poderá fazer dele um dos times com grande destaque no início da próxima década. Contando que eles provavelmente pegarão um SF ou um C, o time terá uma belíssima base, com um PG muito bom, um bom SG, um PF fora de série e um SF ou C com ótimo potêncial, tudo isso ao final da proxima temporada, que provavelmente lhes renderá um outro pick muito interessante, que poderá completar a equipe, sem contar com a boa verba que será aberta com o fim de contratos, o que permitirá explorar bem a F.A. e fortalecer o time com jogadores experientes.

Se realmente ficar com o terceiro pick do próximo draft, a escolha deverá ficar realmente entre um SF e um SG muito promissores: OJ Mayo e Danilo Gallinari. Na minha opinião, Mayo é a escolha certa, pois vejo nele um potencial incrível. Mas uma aposta em Gallinari não será equivocada, principalmente observando as necessidades do time. E talvez seja a mais correta, pois sabendo que o time deverá ter um pick top-10 no draft seguinte, devemos observar que ótimos C e SG estarão disponíveis para o time, mas pouco se espera dos SF no próximo ano.

Além disso, Gallinari é subestimado por muitos nos EUA por ser estrangeiro, o que muitos consideram uma grande desvantagem, por muitas vezes aumentar o período de adaptação. Mas a aposta sem dúvidas é ótima.

Com isso, a base do time teria Foye, Gallinari e Al Jeff, o que deve ser respeitado.

Mas o melhor ainda estará por vir. Se livrando dos contratos de Walker e Juwan Howard e contando com um pequeno aumento no CAP, o T-Wolves terá, aproximadamente US$ 25 mi de espaço para trabalhar com os ótimos F.A. que estarão disponíveis. Podemos acreditar que com um pick intermediário no top-10 do draft de 2009 a escolha mais adequada seria Hasheem Thabeet, um C defensivamente muito bom. Com um bom trabalho com os jogadores em contrato os torcedores da franquia podem ficar esperançosos.

Imaginar um time com Nash, Foye, Gallinari, All Jeff e Haseem Thabeet não é crime algum. E dizer que esse time é forte candidato a uma vaga nos offs é menos ainda.

Resta agora saber se o GM do time andou muito com o Sr. Isiah Thomas.

O que vocês acham que acontecerá com o time?

0 comentários: