sábado, 28 de junho de 2008

O que será da NBA na próxima temporada?


Uma breve análise do que cada time pode fazer com as mudanças após o draft, espero que gostem.

Vou começar falando dos times que ficaram fora das finais do último ano, seguindo a ordem de escolhas.

Chicago Bulls: Um time jovem, com grande potencial, mas que na última temporada não rendeu nem a metade do que dele se esperava. Se livrou de alguns problemas na troca feita com o Cavs, mas o elenco ainda não é ideal. Possui ótimos valores individuais, como Kirk, Deng, Gordon e principalmente o promissor Rose. O time fez uma escolha complicada, uma vez que já possui bons armadores no elenco e um buraco em seu garrafão. Nenhum dos jogadores do time tem potencial suficiente para ser titular e comandar um garrafão na NBA, e esse pode ser o grande problema do time para a temporada. O time deve fazer mais de 82 jogos na próxima temporada, mas dificilmente chegará às finais do Leste.

Miami Heat: Novamente o time da cidade mais brasileira dos EUA deve jogar de forma dependente de Wade. O técnico do time, Pat Riley, parece não gostar muito da personalidade de Beasley e no primeiro deslise do jovem ele deverá sofrer duras críticas. Mas então por que o Heat o selecionou no draft? Pergunte ao Detroit e a Darko Milicic o que pode acontecer se um jogador que é cotado para ser uma das duas primeiras escolhas perde o posto para o terceiro colocado e você entenderá. Não digo que o time é fraco, pois com Wade, Marion, Beasley e Haslem no time tudo pode acontecer. São jogadores de talento e a principal jogada do time pode ser uma troca constante de posição entre Marion e Beasley, que têm características para atuar como SF ou PF. Um bom PG e um C de presença deixariam as coisas por lá muito melhores. E o Heat deve tentar trocas para conseguir tais peças. Aguardemos, mas desde já coloco o time como um dos favoritos a uma vaga nas semifinais da conferência.

Minnesota Timberwolves: O time deve crescer muito na próxima temporada. Foi péssimo no último ano, mas Al Jefferson deve crescer ainda mais com a parceria de Love. A troca foi muito boa para o time pois fez com que peças que atrapalhavam demais a evolução da equipe saissem e ainda trouxe o bom Mike Miller. Além disso, o time tem bons valores em contratos expirantes que podem render trocas interessantes. Mesmo com tudo o que melhorará na próxima temporada, dificilmente o time irá aos playoffs do disputadíssimo Oeste ainda este ano, mas está se reestruturando bem.

Seattle Supersonics: O que será deste time? Não sei! O que esperar deste time? Coisas boas, muito boas. Durant é ótimo, pode se tornar fora de série. Green é muito bom, pode se tornar ótimo. Westbrook não terá pressão na primeira temporada pois está muito bem acompanhado no perímetro e por isso não terá tantas responsabilidades. Só isso já faz com que pensemos seriamente no Seattle como candidato aos playoffs? Não, mas isso somado a um bom espaço no CAP que permitirá ao GM do time buscar um bom homem de garrafão na F.A. e quase 12 milhões em contratos expirantes muito interessantes para trocas fazem com que o time se torne um dos prováveis classificados do Leste, que já não é mais tão fraco como pouco tempo atrás. Esse time pode se tornar interessante ainda nesta temporada, tudo dependerá das movimentações que fizer para complementar os 3 jovens promissores do perímetro com alguma força de garrafão. Por enquanto está na mesma situação do Bulls, com a vantagem de estar com CAP mais baixo.

Memphis Grizzlies: Pobre Memphis, enganado mais uma vez. Ok, Mayo é um ótimo jogador, está pronto para a liga, mas a troca foi, no mínimo, desvantajosa para o time. Não foi um crime como o da temporada passada, mas o pick poderia ter rendido muito mais ao time. O espaço no CAP pode ajudar o time, assim como a possível chegada de Marc Gasol, que pode dar certo ou não na NBA. Juntando estes últimos movimentos desastrados ao fato do time estar na fortíssima conferência Oeste podemos concluir que não será nesta temporada que o time terá uma temporada de sucesso. Quem sabe no futuro?

New York Knicks: Movimento arriscado, mas a cara de D´Antoni. O time tentará se moldar ao estilo do treinador e certamente terá uma temporada melhor que a anterior. Mas até onde pode chegar? Com o que fez até agora a lugar nenhum, mas tenham certeza de que o time irá se movimentar muito até o início da temporada e as coisas por lá estarão bem melhores. Colocaria o time como um dos classificados aos playoffs, mas existe muito lixo que deve ser varrido por lá, e não pode ser para baixo do tapete. Gallinari é um jogador ótimo, realmente muito bom, mas é apenas um estreiante e não pode ter o peso de mudar uma equipe em suas costas.

Los Angeles Clippers: Não esperem muito dos Clippers este ano. O time deverá sofrer baixas importantes, como o pivô Elton Brand, não tem grandes opções no mercado para repor tal perda e isso influenciará a campanha do time este ano, que tem tudo para ser muito, muito fraca. Mas é ai que está o pulo do gato do primo pobre de L.A.! O time possui um ótimo SF (Al Thornton), com futuro promissor, um SG (Eric Gordon) que tem tudo para ser um sucesso na liga, um C (DeAndre Jordan) que sabe-se lá porque ficou tão mal colocado no draft, uma vez que possui um potencial fora de série. Jordan deverá aproveitar esta temporada para aprender com Kaman e o Clippers deverá trocá-lo assim que a temporada terminar. Junte os três jogadores de potencial acima do normal, um C com grande mercado que pode render um bom e jovem PG para o time, um pick entre os 10 do próximo draft, que será tão bom quanto este, e um espaço de mais de 30 milhões no CAP e você terá um time com potencial para disputar o campeonato com as maiores potências da liga. Aguardem o Clippers do próximo ano! O time terá um SG, um SF e um C. Faltará apenas um PG e um PF. E adivinhem: os dois grandes nomes do próximo Draft jogam nessas posições. Se por acaso o Clippers tiver um dos dois primeiros picks podem ter certeza que lutarão com o Portland apartir de 2010 pelo domínio do Oeste. Blake Griffin, que hoje é comparado a ninguém menos que Karl Malone, e Ricky Rubio podem se juntar a este time e formar uma dinastia.

Milwaukee Bucks: As coisas por lá estão mudando. Mas a grande mudança não se deve à escolha do Draft, mas sim a um outro movimento feito no mesmo dia. A troca de Yi Jianliang e Bobby Simmons por Richard Jefferson deve tornar o time menos frágil. O draftado, Joe Alexander, deve ajudar o time, mas não será o eixo da equipe, que terá como grandes nomes Michael Redd e Jefferson. Bogut também pode evoluir e ser importante para o time, mas sinceramente, não os vejo com chances reais num futuro próximo, a menos que muitas coisas mudem. Podiam começar pelo mascote!

Chalotte Bobcats: Quer saber como jogar fora um grande draft? Pergunte ao maior jogador de todos os tempos. Movimentos muito arriscados e que, se derem certo não causarão grande impacto no time marcaram o draft de 2008 para o time de Charlotte. Talvez a enorme preocupação em manter Emeka Okafor no elenco tenha feito o time se perder no draft. A certeza de que Roy Hibbert chegaria ao segundo pick conseguido pelo time também deve ter atrapalhado os planos da equipe. Início confuso e muito pouco promissor do time. Se Okafor sair será um Deus nos acuda.

New Jersey Nets: Um dos grandes vencedores da noite. Brook Lopez era um dos 4 jogadores mais badalados antes do draft e isso parece ter mechido com a cabeça do jovem. Algumas de suas atitudes deixaram os times com o pé atrás e o jovem foi caindo no draft. Caiu, caiu e acabou caindo no colo do Nets. A maior carência da equipe nos últimos anos, o garrafão, acaba de ganhar uma peça de enorme qualidade. Mas agora o time não conta mais com Kidd e Jefferson e o período de reconstrução pode não ser bom para Brook. O time anda mudando demais e não é um lugar estável para se iniciar uma carreira. O time não deve se preocupar muito com o que vai acontecer até o término do contrato de Lebron James. Apartir daí as coisas podem mudar para o time mas, até lá, não esperem grandes coisas da equipe.

Portland Trail Blazers: O que falar de um time que conta com Roy, Oden, Aldridge e ainda dá a sorte de ter à sua disposição Jerryd Bayless e Darrell Arthur em picks bem inferiores ao previsto neste draft? Tudo conspira a favor do Portland, além de seu GM mostrar enorme capacidade para projetar o futuro. Certamente será um dos times mais fortes da liga na próxima temporada ou em 2009. Esse ano, ainda conta com quase 30 milhões em contratos expirantes que podem render trocas fenomenais e tornar o time ainda mais forte. Não tem muito o que falar deste time, apenas me cabe recomendar a todos que acompanhem com atenção os caminhos que ele está seguindo. Pode ser a nova dinastia da NBA. Pelo menos um título deve ganhar.

Sacramento Kings: Realmente não sei o que falar do Kings. Sempre acreditei que o time fosse longe nesta temporada, mas seus jogadores oscilaram demais e não se sabe o que esperar deles realmente. Artest é o jogador mais talentoso da franquia, mas o que ele tem na cabeça ninguém sabe. O draft não deve mudar muita coisa nos rumos da franquia, que continuará do meio para baixo na tabela do Oeste.

Indiana Pacers: Este é mais um dos times que se deram bem no draft. Brandon Rush tem tudo para dar certo no time, mas a melhor peça conseguida neste draft certamente foi Roy Hibbert. O jogador dominará o garrafão defensivo do time e dará o suporte para Dunleavy, Granger e o resto do time poderem brilhar. É um time que certamente estará nos playoffs. Time de grande futuro e presente promissor. Resta saber o que acontecerá realmente com O´Neal, mas de qualquer forma, o time é muito bom e brigará para passar da primeira rodada dos offs.

Golden State Warriors: O time pode perder peças importantes e é impossível fazer qualquer previsão sobre ele mas, se perder todas as peças que está ameaçado, dificilmente escapará da loteria do próximo Draft. O escolhido deste ano não deve causar grande impacto na equipe, que mostra algumas falhas de planejamento. Perigo a vista.

Phoenix Suns: Conseguiu com o draft o guarda-costas que queria para Shaq. Mas será que fez a escolha certa? Talvez, mas o certo é que alguns Cs de mais talento ainda estavam disponíveis para o time no momento da escolha e cairiam melhor no esquema defensivo que o time pretende adotar. Talvez Hibbert fosse a melhor opção, ou até mesmo Jordan. Mas o fato é que Kerr tem trocado os pés pelas mãos desde que assumiu o time. Nash e Shaq estão acabando, assim como Hill, mas Kerr não pensa na possibilidade de não ganhar um título com eles e está arriscando tudo para a próxima temporada. E se der errado? Leandrinho e Diaw, os jovens mais destacados da equipe devem ser negociados, deixando em Phoenix apenas senhores de idade avançada e jovens sem brilho nenhum até o momento. O que será do futuro do time?

Bem amigos, por enquanto é isso. Comentados os times que tiveram os 15 primeiros picks deste draft, esperamos que gostem. Os outros times serão comentados mais tarde. Coisas interessantes estão por vir.

O que acham que pode acontecer com os times que acabamos de comentar?

0 comentários: