sexta-feira, 25 de julho de 2008

Futuras Escolhas - Ricky Rubio - parte 1

Se quiser Ricky, fala com a Rebeca Gusmão, ela te deixa fortinho rapidinho.


Olá caros leitores do DunkOver, estamos hoje inaugurando uma nova coluna no nosso blog. Dessa vez vamos analisar as futuras escolhas do Draft da NBA, parece cedo não? Mas a curiosidade é tanta que desde já vamos começar a conhecer esses futuros astros.

Particularmente eu tenho certa curiosidade por esse jogador, possui mais ou menos a minha idade e já é considerado um fenômeno mundial, demonstra inteligência e frieza acima da média. Estou falando da jovem estrela da Espanha: Ricky Rubio.
Ricky Rubio é aquele jogador que nos faz sentir extremamente ruins, com apenas 17 anos, ele já tem mais experiência que muitos jogadores mais velhos que ele.

*Carreira Precoce

Nascido no dia 21 de Outubro de 1990, Richard “Ricky” Rubio estreou na Liga Profissional de Basquetebol da Espanha (ACB) com 14 anos, um recorde, jogando pelo DKV Jovenut, antigo time do nosso armador Marcelo Huertas

*Europeu16 de 2005

Tamanha precocidade lhe rendeu a convocação para a sua primeira competição internacional, com apenas 15 anos seria o armador da Seleção Espanhola no Europeu16 de 2005. Na semifinal ficou clara a deficiência do jovem Rubio contra defesa por Zona, a Sérvia se aproveitou muito bem desse defeito e venceu a seleção espanhola que acabou conquistando a medalha de bronze na decisão com a Lituânia. Rubio teve médias de 11.4 pontos, 6.8 rebotes, 3.9 roubadas e 2.9 assistências, números sólidos, mas, nada comparado ao que essa jovem estrela fez no Europeu16 de 2006.

*Europeu16 de 2006

Na estréia contra a seleção Russa, o garoto Ricky mostrava a sua evolução de um ano para o outro. Flertando com um Quadruple-Double, Ricky marcou 24 pontos, pegou 11 rebotes, distribuiu 11 assistências e roubou 7 bolas em apenas 24 minutos na vitória por 91 a 76. No segundo jogo contra a Eslovênia uma atuação “modesta”, 15 pontos, 11 rebotes e 5 roubadas na vitória por 80 a 73. No passeio espanhol contra a seleção alemã 90 a 63, Rubio fez 20 pontos, pegou 8 rebotes e roubou 6 bolas.

Chegava à fase de quartas-de-final e a estrela do jovem Ricky Rubio brilhou ainda mais. Enfrentando a seleção que foi seu tormento no Europeu do ano anterior, Rubio deu um show, contra a seleção Servia foram 22 pontos, 20 rebotes, 8 assistências e 6 roubadas comandando assim a vitória por 95 a 79. Logo após foi a vez da França sofrer com Rubio, na vitória por 85 a79 a 72, foram 20 pontos, 9 rebotes, 5 assistências e 7 roubadas, ponto negativo foram os 10 erros, mas ele iria se recuperar nas duas ultimas partidas do torneio. 63, ele fez 15 pontos e pegou 9 rebotes (sua atuação mais fraca na competição), no ultimo jogo do grupo das quartas de finais, a Espanha venceu a forte seleção italiana por

Chegava à semifinal e pela frente a forte equipe Croata, Rubio guardou pra esse jogo uma das mais impressionantes atuações do torneio, foram 19 pontos, 10 rebotes, 13 assistências e 11 roubadas de bola, um Quadruple-Double. E quem pensava que ele já tinha mostrado todas as cartas, se surpreendeu com a final do torneio, enfrentando novamente a equipe Russa. Dessa vez não seria tão fácil como no jogo de estréia, faltando 3 segundos para o fim do jogo, o placar estava empatado, posse de bola russa, o atleta russo acerta um arremesso de 3 pontos, na saída de bola espanhola Ricky Rubio mete um arremesso inacreditável do meio da quadra e empata o jogo, levando para prorrogação. Veja você mesmo. Na prorrogação, Ricky Rubio comandou a vitória da seleção espanhola por 110 a 106, foram 51 pontos, 24 rebotes, 12 assistências e 7 roubadas de bola que deram o titulo de campeã européia para a Espanha. E quando perguntado sobre a bola do meio da quadra no estouro do relógio, Ricky disse: “Não fui eu, foi Guillem”. Guillem foi um companheiro de Juvenil do DKV Juvenut morto meses antes em um acidente de moto.

Ricky Rubio foi absolutamente incrível nesse torneio, chamou atenção de vários olheiros da NBA e tornou-se uma celebridade no mundo do basquetebol, ao fim do torneio Rubio liderava 4 estatísticas: 23.3 pontos, 12.8 rebotes, 7.1 assistências e 6.5 roubadas de bola, o prêmio de Mvp do torneio estava em boas mãos.

0 comentários: