sexta-feira, 25 de julho de 2008

Futuras Escolhas - Ricky Rubio - parte 2

*Liga ACB e Euroleague 2006/2007

Depois do show no Europeu16, o jovem Rubio estava pronto para se aventurar entre os grandes, ganhou mais tempo e não decepcionou jogando na equipe profissional do DKV Jovenut. Sendo o 1º reserva do time (na frente até de Marcelo Huertas, que era o 2º reserva da equipe), Rubio vinha do banco e substituía muito bem o experiente armador americano, Elmer Bennet. Com médias de 5.3 pontos, 3.2 rebotes, 2.6 assistências e 2.2 bolas recuperadas em 19 minutos pela ACB e médias de 3.6 pontos, 2.4 rebotes, 2.8 assistências e 3.4 roubadas em 18 minutos pela Euroleague. Rubio vinha surpreendendo o mundo, mostrando que podia muito bem jogar de igual para igual com os grandes, o mais impressionante era sua capacidade de roubar bolas, liderava o quesito nas duas ligas profissionais que participava um feito inédito.

*Europeu18 de 2007

Novamente Ricky Rubio era chamado para comandar a seleção de base espanhola, dessa vez era a de 18 anos, a mesma que ganhou o bronze no Europeu16 de 2005. A equipe sérvia foi novamente o calo no sapato do jovem Rubio, apesar de uma excelente atuação: 25 pontos e 8 rebotes, Rubio não conseguiu impedir a derrota para a Sérvia, como os resultados na chave de grupos eram levados para a chave de quartas, a equipe espanhola mesmo vencendo todos os jogos seguintes ficou em 3º no grupo, empatado em número de vitórias com Sérvia e Lituânia, acabando assim o torneio em 5º colocado.

Rubio teve médias de 19.1 pontos, 5 rebotes, 4.8 assistências e 4 roubadas de bola. O Mvp do torneio foi o gigante grego Kousta Koufos, recém draftado para NBA, com 26.5 pontos, 13 rebotes e 3.8 bloqueios. A campeã do torneio foi a equipe da Sérvia, a vice foi a equipe Grega. Uma evolução nesse torneio foi seu percentual de arremessos da linha de 3 pontos: 48.3 % (14/29)

*Liga ACB e Euroleague 2007/2008

Todos esperavam que o garoto Rubio crescesse de uma temporada para outra, mas ninguém esperava que ele crescesse tanto, com a saída do armador Marcelo Huertas para o Bilbao Basket, Ricky ganhou mais tempo de jogo e seus números subiram consideravelmente. Na ACB foram 10.3 pontos, 3.4 rebotes, 4.5 assistências e 2.3 bolas recuperadas em 23 minutos, foi o 4º jogador mais eficiente da liga, perdendo apenas para Marc Gasol, Rudy Fernandez e Thiago Splitter. Foi 2º colocado na eleição para melhor armador do torneio, superado apenas pelo no Marcelo Huertas. Na liga européia seus números também subiram, foram 7.6 pontos, 3.4 rebotes, 4.5 assistências e 2.8 roubadas de bola. Parecia que o jovem Rubio estava pronto para dar outro passo: A Seleção da Espanha profissional.

*Seleção Olímpica Espanhola.

Era grande a expectativa sobre a convocação de Ricky Rubio para a seleção da Espanha, ela veio, agora ele se une à estrelas como: Paul Gasol, Rudy Fernandez, Jose Calderon, Marc Gasol, Jorge Garbarosa entre outras que vai disputar a medalha de ouro na Olimpíada de Pequim, quer ver esse garoto jogar? Fique ligado e acordado de madrugada e quem sabe você não verá um duelo Chris Paul VS Ricky Rubio.

*Considerações Finais.

Cotado por muitos sites especialistas em Drafts para ser a 1ª escolha no draft de 2009, o jovem Rubio já demonstrou que deve mesmo colocar seu nome no draft de 2010 ou 2011, escolha totalmente certa.

Esses mesmos sites o comparam à estrelas como Steve Nash e Walt Frazier, outro site vai mais além. Diz que ele possui a capacidade de armação de Chris Paul, as assistências de Steve Nash, as roubadas de bola de Walt Frazier e a capacidade de pegar rebotes de Jason Kidd, incrível não? Mas o jovem Rubio também possui defeitos, o principal deles é a sua força física, ainda é muito magro para jogar de igual para igual com armadores mais fortes, seu arremesso de 3 ainda não é o ideal, o que o torna alvo fácil em uma defesa contra zona e, sobretudo sua mão esquerda que precisa ser muito bem trabalhada. Enfim, o jovem Ricky Rubio é um fenômeno, com certeza terá sua vaga na NBA em poucos anos e será Top5 do Draft sem dúvidas, precisa apenas trabalhar alguns detalhes, afinal, são esses detalhes que diferem o bom jogador do craque. É esperar para ver.

Altura: 1,94

Peso: 85 Kgs.

Videos:
Um mix do garoto Rubio
A bola milagrosa
Mix de assistências e roubadas,
25 pontos pela ACB

1 comentários:

Pedro Lampert disse...

Ele é um fenomeno!!