sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ufanista eu??

Eu não chorei ver o Brasil perder para Alemanha e dar adeus a mais uma Olimpíada não me fez chorar. Eu tinha apenas 6 anos quando Oscar levou o Brasil a sua ultima Olimpíada em Atlanta, nem sabia o que era basquete direito e depois daquele ano, nunca, mas vi meu país jogar a maior competição do mundo esportivo.

Até vejo o que vai sair na mídia, vejo as críticas, vejo o desalento de fãs e vejo sobretudo a revolta com quem dirige o nosso basquetebol, mas eu vi um Brasil guerreiro que não desistiu e lutou até o ultimo minuto, eu vi Thiago Splitter comandando aquela equipe, dominando o garrafão, sendo a nossa estrela maior, vi jogadores se doando ao máximo pela vitória, eu vi isso tudo, mas isso não será lembrado.
É triste ver o vôlei, o handball, o tênis, até a ginástica olímpica tomar a frente do nosso querido esporte no cenário esportivo brasileiro. Não me venha dizer que na época de Oscar, tinha-se um time melhor. Pois não tinha.

É muito fácil ficarmos aqui julgando Leandrinho, Varejão e Nenê por não estarem ajudando nossa seleção, imagino que assim como eu e vocês, eles estão sofrendo mais essa derrota. Eu li em vários blogs, li em vários sites colocando que mesmo com nossas estrelas seria uma tarefa hercúlea classificar o Brasil para Olimpíadas. Você concorda? Eu não.

Nós sempre tivemos bons times, times de qualidade, mas nunca tivemos uma comissão técnica decente e quando conseguimos essa comissão o que acontece? Perdemos nosso bom time. Por acaso você acha que o Brasil com:

Huertas/Valtinho.
Leandrinho/ Alex/ Duda
Guilherme/ Marcelo Machado/ Tavernari
Splitter/ Varejão
Nenê/ Baby

Seria um time fraco? Considerando é claro que todos estejam saudáveis e em forma e com um trabalho técnico que foi feito com essa seleção do Pré-Olimpíco. É pedir muito? Por acaso esse time não teria condições de vencer a Alemanha? Não teria condições de vencer a Eslovênia? Me da náusea ver especialistas colocando a Eslovênia como top 5 do mundo, um time que os principais jogadores são Rasho Nesterovic e Sasha Vujacic. Seria demais pro Brasil vencer essas equipes? Ainda vou mais fundo, seria um jogo duro com a Grécia, seria um jogo duro com a Espanha, vencer a Argentina seria possível, Rússia, Lituânia, China, todas essas equipes não seria póssivel vencer?

A mudança de postura da equipe foi notável, se com esses jogadores, um elenco desfalcado e praticamente reserva conseguiu reagir frente à “poderosa” Alemanha, porque não poderíamos pensar em ir para Pequim com uma equipe completa?
Infelizmente isso são apenas suposições, o torneio da Grécia acabou para o Brasil e com ele se foi o nosso sonho Olímpico.

Londres 2012 agora é nosso objetivo, temos uma equipe jovem: Leandrinho, Varejão, Nenê, Thiago Splitter, Baby, Tavernari, Duda, Paulão, Marquinhos, Huertas. Esse time tem potencial bastante para chegar no Top5 do mundo em alguns anos, basta trabalho, basta planejamento.
Duda e Tavernari mostraram hoje que podem sim, virarem jogadores constantes nessa seleção, mostraram raça, vontade, amor a camisa, frieza, são jovens e promissores.

Perdemos a vaga, ganhamos esperança, não quero ser Ufanista, quero apenas ser confiante, tenho fé que essa administração irá cair, tenho fé que Moncho Monsalve continuará realizando o ótimo trabalho que fez no curto tempo dentro da seleção brasileira.

E desmentindo a minha primeira frase do texto, eu chorei sim. Chorei por Thiago Splitter, um exemplo de raça e lealdade à seleção, chorei por Marcelinho que nunca jogará uma Olimpíada, chorei por Huertas que conduziu a seleção até onde pode, por Baby, Tavernari, JP, Murilo, Probst, Marco Vinícius, Alex, Duda, Fúlvio, por esses jogadores que deram vontade, suor e sangue para essa seleção. Sobretudo chorei pelo estado do nosso basquetebol, por esse esporte que eu aprendi a amar e respeitar. Não sou Ufanista, sou apenas um apaixonado por basquete e pelo Brasil.

6 comentários:

Clovim disse...

Igor que texto MARAVILHOSO cara!!!! Eu fiquei emocionado com suas palavras. Palavras essas que me arremeteram aos fim dos anos 80 e início de 90, quando comecei a me apaixonar pelo esporte em si... E não me conformo de ver nosso esporte ser tão maltratado assim no nosso país!!!!!

Fica aqui uma triste constatação, estamos conseguindo alcançar o fundão do poço mesmo!!!!

Raphael_NetsBrasil disse...

Onde eu assino???

Só não chorei também porque tinha uma galera aqui em casa...

Ótimo texto.

Jones Mayrink disse...

Igor
é de emocionar o que vc escreveu cara
eu pessoalmente, senti as mesmas emoções e acredito do nosso potêncial brasileiro completo com nene,varejao,leandrinho,valtinho e etc... irão pra brigar nas cabeças cara
creio que eles(brasileiros que estao na NBA), possam ter um pouco de amor a patria e até mesmo amor próprio, pela nossa seleção e doar um pouco como disse Oscar, de tempo pro nosso time, melhor no mundial

Evandro Cruz disse...

Palmas em pé para você Igor, meus parabens!

Quem sou: disse...

Eu tambem gostei muito.
Mas vamos combinar uma coisa, a Alemanha jogou bem hoje. Aquele Roller que parece o André Agassi, o Dirk que dispensa comentarios e o Kaman são muito bons.
O time tem talento, mas falta ainda jogadas melhores trabalhadas e equilibrio emocional. O time não apaga dá um blecaute.

Vinícius Morrone disse...

Cara, que texto esse, hein...

É duro ver o rumo que o basquete brasileiro está tomando, mas no início do próximo ano temos eleição na CBB e algo pode mudar, assim espero.

Parabéns pelo texto cara. Muito legal.