terça-feira, 30 de junho de 2009

Análise da final (NBB) - Flamengo Campeão, por Wlamir Marques


Em primeiro lugar é muito merecido o titulo conquistado pelo Flamengo. Foi a melhor equipe durante toda a competição e com isso fez-se a justiça. Ninguém mereceu mais. Entretanto se formos falar do jogo, mais uma vez ele não foi bom, assim como a grande maioria dos jogos que eu pude assistir. Falta-nos a capacidade de direção e o basquete jogado hoje no Brasil é ineficiente se compararmos com o basquete mundial, continuamos na contra mão do bom senso. Prefiro nem falar mais sobre isso porque estarei sempre falando a mesma coisa, alguém precisa pensar no basquete brasileiro e muito menos nos sucessos pessoais. Não adianta termos uma liga de clubes fortes se dentro das quadras estamos capengando e falidos, não temos muito que mostrar a não ser as grandes torcidas que fazem o espetáculo. Se houve um sucesso de público deve-se ao Flamengo e a sua capacidade de levar grandes massas de gente aos ginásios, porque se não fosse isso, com certeza não teríamos visto o espetáculo que vimos .

Sobre a arbitragem, também não foi boa porque deixou uma marca que não poderia deixar por tratar-se de uma grande decisão. Os destemperos dos árbitros, mesmo com os mais experientes, nos deixaram a impressão de preciosismo e isso atrapalha o bom senso da arbitragem. Pela primeira vez eu vi o Renatinho falhar na sua carreira, a sua falha foi conceitual e precipitada, falhou a sua visão do lance que originou aquilo tudo. Não houve ali motivo nenhum para a desqualificação do Marcio e depois alertado pelo Pacheco e pelo Maranho também utilizou o mesmo critério com o Baby. Ficou evidente que ele não mediu muito bem as suas decisões, tanto assim que a expulsão do Baby só chegou à sua cabeça com a colaboração dos auxiliares. O que houve ali naquele lance foi típico de um jogo de decisão, onde tudo deve ser levado em conta e os árbitros terão também que entender certas atitudes. A falta técnica seria uma boa medida e digo mais, não apenas para os dois, alí muitos participaram ou quase todos.

Felizmente a partir dalí tudo correu dentro da normalidade e a incapacidade do time de Brasília foi mostrada ao não conseguir mais uma vez ser regular dentro de uma partida tão importante. Tiveram tudo para saírem vencedores mas pecaram em alguns lances capitais. A péssima defesa e as falhas nos rebotes defensivos, principalmente no ultimo quarto de jogo, deu ao Flamengo o respaldo para chegarem ao final muito mais motivado e incentivados pela sua maravilhosa torcida que lotou aquela Arena. O Jefferson prá mim foi o melhor do jogo, principalmente pelo ultimo quarto onde ele foi o fator decisivo para a vitória do Flamengo. Acertou as bolas necessárias para o momento, não dando chances à Brasília de passar à frente no marcador. A criação da liga foi muito necessária, muito importante. Só fico em duvidas se seria um grande sucesso de público se não fosse o Flamengo que tivesse chegado àquela decisão. Repito, tudo foi bom fora da quadra, mas ali dentro estamos maus e precisamos modificar . Como ?..

1 comentários:

Ninho da Nação disse...

Agradeçam ao Flamengo pelo sucesso da Liga.

Imagina se fosse uma final entre: Franca x Minas..

Não teria nem a metade do que foi notícia.